A cirurgia de catarata é o procedimento médico mais realizado no mundo. A cirurgia é realizada de forma ambulatorial, ou seja, não necessita de internação hospitalar.
Não há necessidade de anestesia geral na maioria dos casos, sendo o procedimento realizado mais comumente com anestesia local e sedação de forma totalmente indolor.
Logo após o procedimento, o paciente está apto para ir para casa iniciar os cuidados pós-operatórios.
Cirurgia de Catarata
A única maneira de remover a catarata e restaurar a visão é por meio de cirurgia. Hoje, a operação de catarata permite que você recupere a visão normal, podendo enxergar bem melhor do que antes.
A cirurgia de catarata é realizada sob anestesia local, seja com gotas anestésicas ou com injeção periocular na pálpebra. Ela é um procedimento ambulatorial que não requer internação hospitalar.
O uso de lasers modernos para cirurgia de catarata torna a operação mais confortável e precisa para o paciente. Após esvaziar a lente opacificada, uma lente intraocular é inserida, podendo corrigir apenas a visão a distância (lente intraocular monofocal), a visão à distância e a visão de perto (lente intraocular multifocal) e até mesmo o astigmatismo elevado (lente intraocular tórica).
Como é feita a cirurgia para catarata
A cirurgia de catarata mais indicada atualmente é a facoestimulsificação. Ela consiste em pequenas incisões e remoção da catarata com o uso da facoemulsificação.
Primeiro é feita uma incisão de 2,2 mm, depois inserida uma cânula na região do globo ocular, que está ligado no equipamento ultrassônico, para aspiração e diluição da catarata.
Terminado o processo de retirada da catarata, o cirurgião insere uma lente intraocular pela incisão realizada no início da cirurgia. O tipo de lente a ser utilizado é decidido antes da cirurgia com o paciente, sendo apresentado os tipos e indicações de acordo com cada caso.
Durante o procedimento, o especialista utiliza um microscópio para realizar a técnica, ficando o paciente deitado.
A anestesia é tópica, com possibilidade de sedação em alguns casos. Não é necessário dar pontos no término do procedimento, mas, em alguns casos, poderá acontecer, dependendo da avaliação médica.
Terminado o procedimento, é realizado um curativo para ocluir a região durante certo período para proteção. O médico também receitará colírios antibióticos e anti-inflamatórios.
Quanto tempo dura a cirurgia de catarata e quando o paciente tem alta?
A cirurgia de catarata tem a duração de 15 a 30 minutos, sendo um procedimento rápido. O período de estadia no hospital demora mesmo por conta dos preparativos pré-operatório e pós-operatório, a organização da sala, entre outros. O paciente tem alta no mesmo dia, geralmente 30 minutos ou 1 hora após a cirurgia.
Recomendações antes e depois da cirurgia de catarata
Confira alguns cuidados que o paciente precisa ter antes e depois da cirurgia de catarata, garantindo uma boa recuperação e cura da doença:
Pré-operatório da cirurgia de catarata
– Você deve ter 3 dias de folga de quaisquer atividades, sendo um deles para o preparo e cirurgia e dois para recuperação.
– É preciso ter um acompanhante para ajudá-lo após a cirurgia.
– Jejum de 8 horas antes do procedimento.
– Não consumir bebida alcoólica antes do procedimento.
Pós-operatório da cirurgia de catarata
Cada pessoa pode ter sensações diferentes após a realização do procedimento, mas é comum sentir incômodo na região devido à anestesia local. As principais orientações após o procedimento são:
– Usar anti-inflamatórios e antibióticos em gotas nos olhos.
– Utilizar medicamentos e ter cuidados com os olhos durante a recuperação.
– Não dirigir até o prazo estabelecido pelo médico.
– Não tocar ou esfregar os olhos, mesmo que pareça estar enxergando com brilho ou ter a impressão de que os objetos à frente estão iluminados.
– As atividades diárias podem ser retomadas após 24 horas, de acordo com recomendação médica.
– Não pegar peso acima de 15 quilos, a fim de evitar aumento da pressão ocular.
– Não dormir do mesmo lado em que o olho foi operado.
– Ir à consulta médica no dia posterior à operação.
– Não usar maquiagem nos primeiros dias.
Quando a cirurgia de catarata deve ser realizada?
Na verdade, é um procedimento que pode ser realizado em qualquer momento de sua evolução, mas o médico que avalia o momento ideal, de acordo com as condições e avaliação de saúde do paciente.
Quanto mais tempo a catarata estiver evoluindo, mais difícil é a cirurgia e maior o risco de complicações. Portanto, em geral, o momento mais adequado para a cirurgia de catarata é quando o paciente começa a perceber dificuldades em sua vida diária.
Como é a vida após a cirurgia de catarata?
Algumas restrições são recomendadas após a realização da cirurgia, a fim de ajudar com a recuperação.
Maquiagens e demais itens não podem ser utilizados por algum tempo, assim como dirigir e praticar exercícios também. No entanto, com o decorrer dos dias e melhora na recuperação, muitas atividades e hábitos podem ser retomados normalmente.
Após 30 dias, o olho operado deve se recuperar de forma completa. Porém, o cérebro ainda estará se adaptando às lentes utilizadas no lugar do cristalino.
É importante seguir todas as recomendações e retornar à consulta com o médico cirurgião de catarata, a fim de acompanhar sua evolução e garantir que está tudo bem.
Para quem precisa de cirurgia no outro olho, a mesma só será recomendada pelo profissional quando ele estiver satisfeito com a recuperação do primeiro procedimento.
Quais são os Exames pré-operatórios para cirurgia de catarata
No momento em que o médico avalia a possibilidade de uma intervenção cirúrgica, serão realizados alguns exames:
- Medição da pressão ocular com tonômetro.
- Medição da pressão ocular com tonômetro.
- Teste de acuidade visual e graduação da visão.
- Diagnóstico do segmento anterior e posterior do olho.
- Contagem endotelial de ambos os olhos.
- Tomografia para avaliar a mácula de ambos os olhos.
- Estudo ocular detalhado (topografia da córnea, paquimetria da córnea e biometria a laser), entre outros.
Primeiramente, o médico cirurgião de catarata realiza um teste de visão para verificar a acuidade visual. Caso encontre algo, realize exames de acordo com as necessidades de cada paciente.
Pós-operatório de cirurgia de catarata
O pós-operatório de uma operação de catarata costuma gerar poucos transtornos. A cirurgia geralmente é rápida, indolor e com baixa taxa de complicações. Portanto, o paciente pode retornar a sua rotina habitual em pouco tempo.
Como toda intervenção, o paciente deve seguir algumas indicações médicas que o oftalmologista irá prescrever para uma recuperação visual eficiente e rápida.
Normalmente, o especialista em oftalmologista prescreve para o dia seguinte à intervenção até o comparecimento à consulta pós-operatória, a aplicação de dois tipos de colírio anti-inflamatório e antibiótico no olho operado. Este tratamento com o uso de colírios pode continuar por mais um tempo após a consulta pós-operatória, para reduzir qualquer risco de inflamação ou infecção.
Além disso, você deve evitar esfregar os olhos, não estar em ambientes carregados de fumaça, bem como fazer qualquer esforço físico entre 4 e 5 dias após a operação. Assim , será capaz de acelerar a recuperação e realizar atividades do dia-a-dia, como ler, dirigir ou cozinhar.
Será, portanto, o oftalmologista quem finalmente decidirá pela alta do paciente após as revisões periódicas realizadas.
Por sua vez, o paciente pode necessitar de alguns dias após a cirurgia para adaptação da lente implantada, que pode ser monofocal ou multifocal. Demais restrições ou período de liberação da rotina normal, são avaliados caso a caso.