Segurança

A cirurgia de catarata apresenta grande segurança associada ao uso de equipamentos e a utilização de materiais cada vez mais modernos e ao refinado treinamento dos cirurgiões.

A taxa de complicações graves na cirurgia como redução da visão em comparação ao pré-operatório ou mesmo perda da visão é bastante rara, acontecendo em cerca de 0.04% (descolamento de retina que pode reduzir a visão), ou 0.01% (infecção ocular que pode levar a redução ou perda da visão).

Benefícios da cirurgia

Melhora da qualidade de vida:

Estudos que avaliam sintomas de tristeza, ansiedade e depressão mostram melhora importante desses sintomas após a cirurgia de catarata.

A dificuldade para realizar uma leitura adequadamente, assistir televisão ou poder dirigir impactam diretamente no bem-estar, levando a isolamento social e sentimentos de desvalia.

Diminuição de acidentes de carro:

Tanto como pedestre, como motorista, o portador de catarata está sujeito a maior risco de acidentes.

A perda de percepção do colorido, do contraste e da nitidez podem levar a erros de julgamento na direção ou ao atravessar uma rua, fatos que podem ser evitados quando a visão está completamente restabelecida após a cirurgia da catarata.

Aumento da expectiva de vida:

De forma interessante, um estudo que acompanhou cerca de 1 milhão e meio de pacientes nos EUA mostrou aumento da expectativa de
vida após a realização da cirurgia de catarata. Podemos considerar que a melhora da qualidade de vida e a diminuição no risco de acidentes podem impactar inclusive prolongando a expectativa de vida.

Maior independência do óculos:

Com o avanço na tecnologia das lentes intraoculares, surgiram lentes que melhoram tanto a qualidade da visão quanto diminuem a necessidade de uso de óculos.

O implante de lentes multifocais durante a cirurgia de catarata permite inclusive que cerca de 81-85% dos pacientes não necessitem mais do uso de óculos nem para longe nem para perto.