Atenção a catarata na menopausa

Olá, tudo bem?

Hoje quero falar sobre a atenção que as mulheres devem ter a sua saúde ocular no período da menopausa

No período da menopausa, o corpo sofre grandes mudanças no organismo em consequência das mudanças hormonais. Por isso é importante fazer um acompanhamento médico para prevenir e tratar possíveis problemas de saúde.

Nesse momento, é importante não descuidar da saúde ocular e procurar um oftalmologista para realizar um check-up oftalmológico. Isso porque, durante a menopausa, as mudanças hormonais alteram o filme lacrimal causando síndrome do olho seco, sensibilidade à luz e coceira nos olhos.
Isso pode causar grande desconforto e com um acompanhamento médico é possível ter um diagnóstico e amenizar o problema.

A catarata na menopausa

Na menopausa o organismo interrompe a circulação de hormônio feminino, alterando uma das camadas que formam o cristalino (lente natural do olho), que precisa deste hormônio para bloquear a produção da proteína que causa a catarata.

“Segundo informações publicadas no site da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, as chances de a mulher desenvolver a catarata aumentam durante a menopausa.”

No período da menopausa, fique atenta aos sintomas da catarata:
• No início do problema: há perda discreta da qualidade da visão, diminuição da acuidade visual noturna e visão desbotada das cores;
• Na progressão da doença: a visão fica mais turva e embaçada, e então atividades que antes eram realizadas de forma rotineira (leitura, assistir à TV ou caminhar) podem ficar mais difíceis por conta do avanço da catarata.

Cuide da sua saúde ocular em todos os momentos da vida!

Qualquer dúvida estou a disposição, obrigado!

Dr. Bruno Schneider de Araujo
Médico Oftalmologista
Especialização em Transplante de Córnea
CRM 35733

Precisa de ajuda?